domingo, 6 de novembro de 2011

O empreendedorismo e a gest ão da inovação



Existe uma literatura razoavelmente extensa sobre empreendedorismo, 
inovação e gest ão de tecnologia. Claro que há  uma relação clara entre 
esses temas, e, ao nosso ver, o gene dominante é  o da inovação. 
Entretanto, de um modo geral, os diversos conceitos sobre o assunto 
são nebulosos. Como exemplo, no "Livro Verde Sobre a Inovação", 
publicado pela Comissão Europ éia em 1996, encontramos: "o oposto da 
inovação  é  o arcaísmo e a rotina". Dezenas de frases similares
proliferam na literatura escrita, ou foram pronunciadas por executivos ou 
estudiosos, entretanto, elas pouco esclarecem ou contribuem para uma 
ampla compreensão do assunto. O problema de conceituar inovação 
pode ser bem ilustrado pelo diálogo: "O que  é  jazz Mr. Armstrong? 
Minha cara, uma vez que a senhora se viu obrigada a perguntar,  é sinal 
de que nunca saberá o que ele significa".
Como no jazz, podemos identificar os vários sabores da inovação e 
enumerar sua presença na cronologia da longa jornada de evolução da 
humanidade. O ponto de inflexão dessa evolução ocorreu em 1637 com 
a publicação do livro "Discurso sobre o Método" do filósofo e matemático 
francês René Descartes. Essa obra marca o início do método científico, o 
pensamento metodológico que possibilitou a passagem do estágio da 
observação e da  lógica para o estágio da experimentação. Nessa
metodologia, partindo do nível das idéias e observações, chegamos  à 
experimentação que conduz naturalmente ao desenvolvimento
tecnológico. No mundo corporativo a etapa seguinte consiste em levar a 
tecnologia para o mercado mediante o uso de um modelo de negócios. 
Essa cadeia de valores, que fornece a metodologia para se passar do 
nível das idéias para os negócios, constitui o que chamamos de
"pipeline" de inovação. 
Desse ponto de vista, a inovação é o uso de novas idéias para melhorar 
os processos ou para diferenciar os produtos ou serviços. Portanto, não 
basta ter novas idéias, elas devem refletir nos negócios da empresa, e a 
cadeia de valores que leva do universo das idéias ao dos negócios. 
Gestão da inovação  é,  na realidade, a gestão desse "pipeline" que
envolve idéias, modelos de negócio e mercado. É  uma  área 
multidisciplinar e multifuncional que abrange pesquisa e
desenvolvimento, produção, operações, marketing e desenvolvimento 
organizacional


Jonas Gomes e Victor Taveira

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