Existe uma literatura razoavelmente extensa sobre empreendedorismo,
inovação e gest ão de tecnologia. Claro que há uma relação clara entre
esses temas, e, ao nosso ver, o gene dominante é o da inovação.
Entretanto, de um modo geral, os diversos conceitos sobre o assunto
são nebulosos. Como exemplo, no "Livro Verde Sobre a Inovação",
publicado pela Comissão Europ éia em 1996, encontramos: "o oposto da
inovação é o arcaísmo e a rotina". Dezenas de frases similares
proliferam na literatura escrita, ou foram pronunciadas por executivos ou
estudiosos, entretanto, elas pouco esclarecem ou contribuem para uma
ampla compreensão do assunto. O problema de conceituar inovação
pode ser bem ilustrado pelo diálogo: "O que é jazz Mr. Armstrong?
Minha cara, uma vez que a senhora se viu obrigada a perguntar, é sinal
de que nunca saberá o que ele significa".
Como no jazz, podemos identificar os vários sabores da inovação e
enumerar sua presença na cronologia da longa jornada de evolução da
humanidade. O ponto de inflexão dessa evolução ocorreu em 1637 com
a publicação do livro "Discurso sobre o Método" do filósofo e matemático
francês René Descartes. Essa obra marca o início do método científico, o
pensamento metodológico que possibilitou a passagem do estágio da
observação e da lógica para o estágio da experimentação. Nessa
metodologia, partindo do nível das idéias e observações, chegamos à
experimentação que conduz naturalmente ao desenvolvimento
tecnológico. No mundo corporativo a etapa seguinte consiste em levar a
tecnologia para o mercado mediante o uso de um modelo de negócios.
Essa cadeia de valores, que fornece a metodologia para se passar do
nível das idéias para os negócios, constitui o que chamamos de
"pipeline" de inovação.
Desse ponto de vista, a inovação é o uso de novas idéias para melhorar
os processos ou para diferenciar os produtos ou serviços. Portanto, não
basta ter novas idéias, elas devem refletir nos negócios da empresa, e a
cadeia de valores que leva do universo das idéias ao dos negócios.
Gestão da inovação é, na realidade, a gestão desse "pipeline" que
envolve idéias, modelos de negócio e mercado. É uma área
multidisciplinar e multifuncional que abrange pesquisa e
desenvolvimento, produção, operações, marketing e desenvolvimento
organizacional
Jonas Gomes e Victor Taveira
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